

O projeto consiste na criação de um post carrossel de Instagram sobre a "brincadeira do pezinho".
O briefing pedia um post carrossel no Instagram sobre uma brincadeira escolhida por nós. Depois de um brainstorm com a professora e colegas, escolhi a brincadeira do pezinho, que era especial para mim. Fiz pesquisas sobre regras, curiosidades e origem, mas a origem era desconhecida. Elaborei textos e títulos para o post.
O projeto gráfico inicial parecia simples e amador. Optei então por criar um "logo" com a palavra "pezinho" dividida em sílabas e uma pegada no lugar da letra "O". A escolha da fonte foi ideal, por seguir uma estética brincalhona e descontraída. Usei cores pastéis para cada sílaba. encaixei todas as letras de uma forma harmônica e adicionei as cores laranja, amarelo e lilás em tons pastéis - uma cor para cada sílaba. A escolha das cores foi pautada na tentativa de uso de tons que se associassem ao universo infantil e das brincadeiras, mas que não fossem atribuídas estereotipicamente a um dos gêneros binários. A professora gostou do visual divertido.

No Photoshop, criei um layout para o carrossel e coloquei imagens e textos. O fundo tinha um tom esverdeado de azul bebê para representar um céu matutino e as brincadeiras ao ar livre. Escolhi as fontes para títulos (Modak, uma fonte bold, arredondada, e “fofinha” – perfeita para o universo infantil) e para os textos (New Farm, uma fonte sem serifa de personalidade dinâmica), e parti para o início da consolidação do visual do post. Adicionei doodles brancos para dar um toque imaginativo. Inseri a imagem em modo de mesclagem de sobreposição linear com o filtro preto e branco, criando um efeito “duotone” com a cor escolhida para o fundo.
Para destacar a palavra "pezinho" de forma sonora, separei as sílabas com pontos de exclamação, variando a disposição. Usei uma trilha de pegadas em alguns momentos, ajustando a cor dos textos para branco para garantir a visibilidade. Na última imagem, incluí referências bibliográficas.





