

O projeto consiste na elaboração de um jogo de cartas com tema de tarot baseado na dinâmica de SuperTrunfo.
Um dos projetos mais trabalhosos e desafiadores que já tive o prazer de concretizar foi o de fechamento da matéria eletiva “Jogo Analógico e o Processo Projetual”. Apesar disso, ao final dele tive o prazer de ouvir que ele seria digno de uma participação no Brasil Design Awards (então acho que no fim deu certo, né?). O briefing era criar um jogo analógico, podendo ser um re-design ou nova versão de um já existente, ou uma invenção completamente nova. Tive dificuldade de pensar o que queria fazer, porque como de costume me pressionei com a mentalidade de que teria que ter uma ideia genial para fazer um projeto genial.
Após pensar em várias opções baseadas em assuntos que me interessavam, recebi a sugestão dos meus pais de fazer algo relacionado ao universo do tarot, que me fascina e é amplamente conhecido por minha mãe. Meu jogo, então, para condizer com o tema, seria de cartas, e cada uma delas seria correspondente a uma da tarologia. Pensei nos jogos de cartas que conhecia e conclui que o SuperTrunfo seria um ótimo formato para aplicar minha ideia.
PROBLEMA DO PROJETO
Renovar o jogo SuperTrunfo para público adolescente e jovem adulto interessado em misticismo, com o objetivo de despertar sua curiosidade e aprofundar seus conhecimentos em Tarologia, tendo esse mesmo universo como tema.
Iniciei os trabalhos com pesquisas acerca da tarologia. Me guiei por algumas perguntas:
O que é Tarot?
Como funciona?
Como é dividido?
Quais são seus usos?
Quais são os significados das cartas?
Aprendi que o baralho de tarot era composto por 22 arcanos maiores (as cartas principais e mais conhecidas) e 56 arcanos menores (as cartas do baralho convencional, de Ás até Rei, de cada um dos quatro naipes). O jogo SuperTrunfo tem 32 cartas, então resolvi utilizar os 22 arcanos maiores, 8 arcanos menores (o rei e a dama de cada um dos naipes) e duas cartas especiais: o coringa e o mestre de tiragem.
Mas me deparei também com um problema: cada uma das cartas indicava uma influência em um aspecto específico da vida, impossibilitando que o jogo funcionasse exatamente como o SuperTrunfo, que traz 4 características gerais e comuns para todas as cartas. Então, resolvi trazer as três principais significados de cada arcano maior e a principal dos arcanos menores, e dividir campos da vida que poderiam sofrer ação com aquelas previsões das cartas. Me baseando no círculo da vida utilizado pela psicologia, determinei que as áreas da vida abrangidas seriam família, amizade, saúde, finanças, aprendizado e romance. Cada carta teria sua previsão (por exemplo, “readaptação”) e a atuação dessa previsão em cada uma das áreas da vida, podendo ser uma atuação positiva, neutra ou negativa. A atuação positiva ganha da neutra e da negativa, a neutra perde da positiva e ganha da negativa, e a negativa perde das outras duas.
ganha de
ganha de
perde de
perde de
Decidi indicar as atuações de cada previsão por meio de formas geométricas: positiva como um triângulo, neutra como um losango e negativa como um triângulo invertido.
Estabelecidas as regras, iniciei uma busca por referências e tendências estéticas, e percebi que a vasta predominância em cartas de tarot era de ilustrações e elementos gráficos. A fim de diferenciar o projeto, resolvi que as representações de cada “personagem” das cartas se daria por imagens.
Fazendo o rascunho de uma carta de arcano maior, optei por fazer um fundo preto texturizado com um quadro roxo no qual seriam inseridos o nome da carta, suas influências e a imagem ilustrativa, que sangraria do quadro para o fundo preto. As imagens estariam em duotone com o mesmo tom roxo do quadro, o que, em associação às cores, dariam à carta um ar místico e ocultista. Para manter esse ar, escolhi fontes que remetessem a esse universo: a HWT Arabesque para os títulos (nomes das cartas) e a Afronaut para os demais textos (que seriam as previsões de cada carta). A primeira fonte tem um peso maior e hastes contorcidas. Já a segunda, mistura características de uma fonte sem serifa em certas letras e traços de fontes manuscritas em outras. Tais características garantem aos textos um caráter quase que mágico. Além disso, as diferentes áreas da vida seriam especificadas por meio de cores. As formas geométricas e as cores garantiriam maior facilidade de apreensão da informação e combinariam com a estética construída.
Percebi que os diferentes tipos de cartas deveriam ter uma distinção entre si. Por isso, optei por fazer as cartas de arcanos menores com o quadro em um tom de bege e com os títulos nas cores do naipe (vermelho ou preto), o coringa com o quadro em laranja e o mestre de tiragem com o quadro em azul. Além disso, as duas últimas cartas, já que eram especiais e não possuíam as previsões como as demais, teriam o título distorcido e alongado, garantindo que não houvesse um espaço vazio excessivo no local em que as informações presentes nas outras cartas estariam.




Estava finalmente na hora de elaborar um nome e um logo para o jogo. Fizemos uma dinâmica de brainstorm para elaborarmos o nome, que consistia em pensar 5 nomes distintos, para após 3 minutos pensarmos em mais 5 que se relacionassem com os prévios, repetindo essa prática mais 3 vezes. Isso me deixou com 25 nomes para escolher. Após um longo período de afunilamento, percebi que o meu preferido era “Oraculando”, que remetia ao Tarot (que é classificado como um oráculo em cartas) e era dinâmico e icônico, sendo assim adequado para um jogo lúdico.
Para o logo, utilizei o nome do jogo escrito no mesmo bege já utilizado e na fonte Lostar, que era contorcida e rebuscada, construindo um caráter esotérico. Além disso, inseri losangos, triângulos e triângulos invertidos nas cores cujas eles apareciam nas cartas, já que esses símbolos eram tão relevantes e emblemáticos na dinâmica. Coloquei uma linha de cantos arredondados separando o nome das formas geométricas no tom de roxo das cartas de arcanos maiores, estabelecendo uma referência minimalista e moderna a outra característica marcante do jogo. Optei por fazer o verso das cartas com o logo e o fundo preto texturizado utilizado na frente das cartas, com uma borda no tom de bege para criar semelhança com cartas tradicionais de baralho.

Após finalizar a criação da identidade visual, parti para a confecção da embalagem e da roleta (que sortearia qual área da vida deveria ser considerada naquela rodada). Calculei qual precisaria ser o tamanho de cada uma, considerando o tamanho e a disposição das cartas.
Na embalagem, coloquei nas laterais o logo e informações gerais do jogo (14+, 2 a 4 jogadores e 15 minutos de duração) de forma simples e assertiva a partir de abreviações e ícones. Também coloquei os dizeres “inspirado na dinâmica de SuperTrunfo”, pois conclui com a professora de que essa informação poderia ser um atrativo ao consumidor que conhece e gosta do jogo. No verso, inseri o seguinte texto introdutório que elaborei:


projeto gráfico da embalagem

A roleta foi dividida em seis, um setor por área da vida, que eram indicadas por meio das cores utilizadas nas cartas e dos nomes de cada uma das áreas, utilizando a mesma fonte dos títulos das cartas.
O processo de impressão do projeto foi turbulento. Imprimi em dois locais distintos e em um deles tive que adaptar a ficha técnica três vezes devido ao tamanho do berço das cartas. Fiquei com duas versões de mock up físico: uma com caixa maior e com fecho magnético (versão colecionador), e outra menor estilo caixa de sapato em cartão paraná (versão varejo).

Fiz uma sessão de fotos caseira do projeto físico para serem inseridas na apresentação do resultado para a sala, que foi feita em seguida. Na ocasião, entreguei para todos brindes: saquinhos pretos de pano com o logo do jogo, contendo dentro uma esfera de pedra natural para cada cor das áreas da vida (azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e rosa), as regras e uma carta com o verso dos dois lados.
Apesar do árduo trabalho de três meses, as devolutivas acerca do projeto (e também do brinde, hihi) foram bem positivas, angariando o incrível comentário que compartilhei ao início e um lugar na minha lista de projetos preferidos.
cartas — arcanos menores








cartas — arcanos maiores






















cartas — especiais


carta — regras

frente

verso










